Ônibus estudantil é atacado por zumbis em 'Desumano', comédia de terror dirigida por Marcus Dunstan e produzida pela Blumhouse
![]() |
Arte do filme 'Desumano', de Marcus Dunstan | ©Blumhouse |
Marcus Dunstan e Patrick Melton chamaram a atenção em 2005, quando escreveram Banquete no Inferno. Eles surpreenderam ainda mais com o roteiro do hilário e sangrento Banquete no Inferno 2: Segundos Repulsivos (2008). E a dupla ainda escreveu O Colecionador de Corpos e sua sequência, ambos dirigidos por Dunstan.
Depois disso, costumo ficar empolgado com todos os seus projetos, e não foi diferente com o terror adolescente Desumano. Fruto de um acordo entre a produtora Blumhouse e a rede de televisão americana Epix, que também rendeu o recente A Casa no Bayou, o longa é estrelado por Brianne Tju (Medo Profundo: O Segundo Ataque) e Ali Gallo (série A Vida Sexual das Universitárias). Dunstan dirige a partir do roteiro que escreveu com Melton.
PUBLICIDADE
Desumano segue um grupo de estudantes do ensino médio cujo ônibus sofre um acidente durante uma excursão. Como este é um filme de terror, você pode apostar que eles terão não apenas que aprender a conviver com suas diferenças, mas também enfrentar uma ameaça inesperada no processo. Desta vez são zumbis. Ou algo parecido, pois em Desumano as aparências enganam.
![]() |
Imagem do filme 'Desumano', de Marcus Dunstan | ©Blumhouse |
Acompanhamos tudo pelo ponto de vista de Ever (Tju), uma garota que acredita fazer pouca ou nenhuma diferença para o mundo ao seu redor. Ever está na excursão com sua melhor amiga, a extrovertida e confiante Tamara (Gallo), que vem sendo sondada pelos estudantes populares como uma possível nova integrante de seu grupo. A amizade das duas é convincente, e rende alguns momentos divertidos nos primeiros 15 minutos.
PUBLICIDADE
Outros personagens ganham destaque depois, como os atletas valentões Danny (Uriah Shelton, de Freaky - No Corpo de um Assassino) e Hunt (C.J. LeBlanc, da série Long Slow Exhale), a cheerleader Jacey (Lo Graham, de O Tubarão do Pântano) e o nerd Steven (Drew Scheid, de Rua do Medo: 1978 - Parte 2). E, é claro, temos Lorenzo, o professor de educação física interpretado por Peter Giles (Sem Consciência) que parece ter saído de uma comédia adolescente da década de 1980.
![]() |
Brianne Tju e Ali Gallo como Ever e Tamara no filme 'Desumano', de Marcus Dunstan | ©Blumhouse |
Falando em anos 80, o ataque do primeiro zumbi e cenas como a de um aluno escorregando nas tripas de um animal morto também evocam o terror sujo e divertido daquela época. Junte a isso uma farta dose de humor-negro, efeitos práticos e maquiagem convincentes, uma boa quantidade de sangue falso e movimentos de câmera frenéticos, e temos um filme que promete bastante em sua metade inicial.
O ritmo de Desumano esfria após nossos heróis abrirem caminho por bosques enevoados e encontrar abrigo em um prédio abandonado. A dinâmica do grupo oscila rapidamente entre o drama e a comédia, o que faz com que Desumano pareça tonalmente desigual. Ainda assim, temos alguns confrontos razoáveis, e a edição no estilo de videoclips garante que a adrenalina se mantenha em um nível aceitável.
![]() |
Imagem do filme 'Desumano', de Marcus Dunstan | ©Blumhouse |
Isso nos leva a um ato final com direito a plot twist extravagante, do tipo que eu não via desde... Festival Sangrento, eu acho. Assim como aconteceu no filme de 2018, acredito que a revelação causará dois tipos de reação no público. Alguns revirarão fortemente os olhos e não conseguirão mais se envolver com o filme. Outros comprarão a ideia espalhafatosa e, talvez, consigam se divertir no final.
Revirei os olhos e não comprei, mas confesso que dei boas risadas do ridículo. Acredito até que continuaria me divertindo se o diretor não se empolgasse e forçasse demais a barra no final, arruinando definitivamente a credibilidade de seus personagens. Incluindo da protagonista, que estava no caminho certo para se transformar em uma boa final girl, antes de começar a se exibir em momentos girl power dolorosamente artificiais.
Nota: 4/10
Título Original: Unhuman.
Gênero: Terror, comédia.
Produção: 2022.
Lançamento: 2022.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 31 min.
Roteiro: Marcus Dunstan, Patrick Melton.
Direção: Marcus Dunstan.
Elenco: Brianne Tju, Benjamin Wadsworth, Uriah Shelton, Ali Gallo, Peter Giles, Drew Scheid, Joshua Mikel, Lo Graham, C.J. LeBlanc, Blake Burt, Tony Donno, Dana Wing Lau, Emma Fitzpatrick, Traysion Wilburn.