Crítica | Nas Profundezas (Into the Deep, 2022)

Ella-Rae Smith interpreta jovem ingênua que embarca no pior passeio romântico de sua vida em 'Nas Profundezas', o filme de estreia da diretora Kate Cox


Ella-Rae Smith e Jessica Alexander como Jess e Lexie no filme 'Nas Profundezas', de Kate Cox
Ella-Rae Smith e Jessica Alexander como Jess e Lexie no filme 'Nas Profundezas', de Kate Cox


Uma viagem romântica de barco se transforma em pesadelo neste suspense sexy e distorcido dirigido por Kate Cox. Nas Profundezas é o longa-metragem de estreia de Cox, que dirige a partir do roteiro de David Beton (O Ritual: Presença Maligna). O elenco, perfeitamente esculpido, inclui Ella-Rae Smith (Seance), Jessica Alexander (A Banquet) e Matthew Daddario (Cabana do Inferno), irmão mais novo da atriz Alexandra Daddario.

O suspense britânico é produzido pela mesma equipe de Medo Profundo. Não o Medo Profundo de 2007, sobre a família que enfrenta crocodilos esfomeados nos manguezais da Austrália, mas o de 2017, sobre as irmãs que enfrentam tubarões esfomeados em uma gaiola submarina. Não há crocodilos e nem tubarões em Nas Profundezas. Mas há outras ameaças à espera da protagonista, a jovem e alarmantemente ingênua Jess, interpretada por Smith.

PUBLICIDADE

Jess leva uma vida relativamente simples em uma cidade de férias à beira-mar. Ela vem sendo assombrada por pesadelos recorrentes, onde revive a tragédia que tirou a vida de sua mãe, cerca de uma década atrás. Jess tem um relacionamento tenso com o pai, que decidiu recomeçar e já tem uma nova companheira. Já cogitando a possibilidade de sair da cidade, ela se distrai participando de festas na praia com a amiga Emi (Nikkita Chadha, de Eternos), mesmo arriscando reencontrar o ex-namorado violento, Tom (Jack Morris, da série Strike).

Matthew Daddario, Ella-Rae Smith e Jessica Alexander como Ben, Jess e Lexie no filme 'Nas Profundezas', de Kate Cox
Matthew Daddario, Ella-Rae Smith e Jessica Alexander como Ben, Jess e Lexie no filme 'Nas Profundezas', de Kate Cox


Durante um dia de trabalho em uma loja, nossa heroína conhece Ben (Daddario), um turista americano alegre e encantador que entende bastante de embarcações marítimas, mas não domina tão bem a fina arte de desviar de socos bem dados. Ben está reformando um barco, e convida Jess para um passeio romântico. A chegada inesperada de uma estranha chamada Lexie (Alexander) leva a um perigoso jogo de gato e rato, cujas consequências serão mais assustadoras do que os três imaginaram.

PUBLICIDADE

Nas Profundezas começa com gostinho de drama teen embalado por músicas alegres e possíveis triângulos amorosos à luz de fogueiras. Em poucos minutos, se transforma no que pode ser descrito como um romance na linha de produções televisivas dos anos 1990. Essa confusão tonal me deixou com a sensação de que a diretora não sabia muito bem onde queria chegar. Mas ela sabe e, embora demore mais tempo do que precisava, assim que apresenta e posiciona todas as peças do tabuleiro, consegue promover um mistério genuíno, que leva o filme para um caminho cada vez mais sombrio.

Matthew Daddario, Ella-Rae Smith e Jessica Alexander como Ben, Jess e Lexie no filme 'Nas Profundezas', de Kate Cox
Matthew Daddario, Ella-Rae Smith e Jessica Alexander como Ben, Jess e Lexie no filme 'Nas Profundezas', de Kate Cox


Não dá para falar muito sobre o que acontece no barco, pois seria spoiler. O que posso dizer é que há jogos sexuais, acusações, paranoia e violência. Enquanto a desconfiança cresce, a diretora aproveita a situação e os espaços claustrofóbicos do cenário minimalista para enfatizar o duelo de poder e criar uma tensão palpável entre os três personagens, ao mesmo tempo em que convida o espectador para tentar descobrir quem é ou não confiável no barco. A configuração remete discretamente a Prazeres Mortais e Arpão, bons filmes de terror também ambientados em embarcações marítimas.

A personagem de Ella-Rae Smith passa longe de ser perfeita. Ela toma decisões questionáveis, e seu comportamento frequentemente a coloca em um terreno bem próximo de Frances, a moça ingênua de Chloë Grace Moretz no suspense Obsessão. Isso pode incomodar parte do público, mas penso que é justamente essa jornada de perda da inocência que deixa a personagem interessante. Matthew Daddario tem seus melhores momentos quando a paranoia se instala no barco. E a bela Jessica Alexander rouba a cena no momento em que coloca os pés na embarcação.

A atriz Ella-Rae Smith como Jess no filme 'Nas Profundezas', de Kate Cox


Acredito que Nas Profundezas se beneficiaria com um ritmo mais fluído em sua meia hora inicial. Também acredito que o roteiro poderia se aprofundar um pouco mais nas motivações de Ben. Algumas decisões tomadas no último ato exigem uma dose extra de suspensão de descrença. Mas se você conseguiu comprar a ingenuidade de Jess até esse ponto, não terá problemas para digeri-las e chegar até o confronto final que, embora um pouco atropelado, não deixa de ser divertido.

Nota: 6/10

Título Original: Into the Deep.
Gênero: Suspense.
Produção: 2022.
Lançamento: 2022.
País: Reino Unido.
Duração: 1 h 27 min.
Roteiro: David Beton.
Direção: Kate Cox.
Elenco: Ella-Rae Smith, Jessica Alexander, Matthew Daddario, Nikkita Chadha, Jack Morris, Andrew Steele, Michael Workeye, Natalia Christabelle.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

1 Comentários

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem