Midori Francis e Jolene Purdy estrelam 'Olhar Alheio', thriller de sobrevivência da Blumhouse dirigido por Yoko Okumura
A atriz Jolene Purdy como Sam no filme 'Olhar Alheio', de Yoko Okumura. Foto: ©Blumhouse Television |
A Blumhouse ocasionalmente entrega grandes filmes de terror, e delícias como Corra!, O Mistério da Ilha e Sick estão aí para provar isso. Mas a produtora de Jason Blum também está se especializando em produzir obras onde a credibilidade narrativa é sacrificada em prol de mensagens políticas e sociais jogadas na tela de maneira desajeitada, e o resultado são tosqueiras que frequentemente flertam com o humor involuntário.
Entre esses filmes estão Natal Sangrento, Dashcam e Corra, Querida, Corra. E agora temos Olhar Alheio para engrossar a lista. O thriller de sobrevivência é o novo projeto da parceria Blumhouse/Epix (agora MGM+), que já rendeu filmes como A Casa no Bayou, Desumano e There's Someting Wrong With the Children. A direção é de Yoko Okumura (série 50 States of Fright), em sua estreia em longas-metragens.
PUBLICIDADE
Olhar Alheio começa onde os filmes de terror geralmente terminam. Uma estudante de medicina chamada Emily (Midori Francis, de Oito Mulheres e um Segredo) acorda em uma cabana e descobre que foi sequestrada por seu ex-namorado psicótico, Charlie (Michael Patrick Lane, de O Residente). Ela rapidamente invoca sua final girl reprimida, chuta o traseiro da figura vilanesca, e inicia uma fuga pela floresta.
A atriz Midori Francis como Emily no filme 'Olhar Alheio', de Yoko Okumura. Foto: ©Blumhouse Television |
Infelizmente, Emily tem problemas de visão e, sem seus óculos, mal consegue ver bem o suficiente para operar seu smartphone. Ao tentar discar 911, ela acidentalmente contata uma balconista de posto de gasolina chamada Sam (Jolene Purdy, da série WandaVision) que, coincidentemente, também é asiática. Mais coincidências e facilitações narrativas vão surgindo pelo caminho à medida que Sam começa a guiar nossa heroína através da câmera de seu smartphone.
PUBLICIDADE
Olhar Alheio, então, torna-se um híbrido de Veja Por Mim e Sozinha. Só que sem o suspense, as soluções criativas, os confrontos tensos e os personagens interessantes que tornavam esses dois filmes tão bons. Ao invés disso, temos longos momentos onde nada acontece, pois Emily e Sam parecem menos preocupadas com a situação de vida e morte, e mais em conversar sobre planos para a faculdade. E, é claro, temos muitas críticas sociais dignas de um episódio da série Velma.
Brett Baker e Missi Pyle como Carl e Carol no filme 'Olhar Alheio', de Yoko Okumura. Foto: ©Blumhouse Television |
Midori Francis e Jolene Purdy entregam atuações comprometidas, mas talvez pelo fato do roteiro de Salvatore Cardoni e Brian Rawlins forçar demais a barra, a amizade de Sam e Emily não me convenceu. Os outros personagens são o clichê pós-moderno ambulante de sempre: pessoas brancas sendo malvadas porque sim. Ou ao menos tentando ser, pois todos são tão ridiculamente agressivos que acabam virando caricaturas.
PUBLICIDADE
Missi Pyle (As Apimentadas: Torça ou Morra), por exemplo, interpreta uma cliente malvada que só funcionaria se o filme fosse uma comédia pastelão. O mesmo pode ser dito do patrão de Sam. E daquele cara que surge do nada carregando uma metralhadora. Quanto ao vilão principal... bem, ele está no filme apenas para apanhar de Emily toda vez que se encontram. É algo como o sequestrador inseguro interpretado por Ciaran O'Brien no intenso Hunted - Quem Tem Medo do Lobo Mau?, só que infinitamente menos divertido.
A atriz Midori Francis como Emily no filme 'Olhar Alheio', de Yoko Okumura. Foto: ©Blumhouse Television |
Yoko Okumura tenta contornar os problemas com muita tela dividida, transições bacanas e cenas desfocadas que desorientam o espectador e o fazem experimentar a perspectiva de Emily. Ela também realiza um ótimo trabalho com o uso das cores. É realmente uma pena que o roteiro sabote seus esforços a cada cinco minutos.
Nota: 2/10
Título Original: Unseen.
Gênero: Suspense, terror.
Produção: 2023.
Lançamento: 2023.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 16 min.
Roteiro: Salvatore Cardoni, Brian Rawlins.
Direção: Yoko Okumura.
Elenco: Midori Francis, Jolene Purdy, Michael Patrick Lane, Missi Pyle, Brett Baker, Nicholas X. Parsons, Rajko Scarabin, Ren Hanami, Scott MacDonald, Anthony Belevtsov, Scott Macdonald, Rose Bianca Grue.