O ano de 2024 foi um prato cheio para os amantes do terror. Das produções independentes que desafiaram convenções às superproduções que redefiniram o gênero, o cinema de horror mostrou sua força com histórias inovadoras, sustos arrepiantes e performances memoráveis. Neste artigo, mergulhamos nos títulos que mais se destacaram, explorando como cada filme contribuiu para enriquecer um ano já inesquecível para o gênero. Prepare-se para revisitar os gritos, os calafrios e os momentos que ficaram marcados na pele de todos os fãs do medo.
7 - Alien: Romulus
'Alien: Romulus', de Fede Alvarez: o horror espacial voltou. Foto: © 2024 20th Century Studios. All Rights Reserved. |
Uma década após nos surpreender com o remake de A Morte do Demônio, o diretor uruguaio Fede Alvarez mergulha em outra franquia clássica do terror: Alien. Sua missão é resgatar a essência aterrorizante da série, afastando-se das explorações filosóficas dos últimos filmes e retornando ao suspense claustrofóbico do original. E ele cumpre a tarefa com maestria. Em Alien: Romulus, acompanhamos um grupo de jovens colonizadores espaciais que exploram as profundezas de uma estação espacial abandonada. Eles se deparam com a forma de vida mais aterrorizante do universo, e descobrem da pior maneira possível que seus gritos não serão ouvidos no espaço. Alvarez traz de volta o suspense e o horror visceral, e apresenta uma protagonista interessante: Rain, vivida por Cailee Spaeny, cuja atuação é um dos destaques do longa.
6 - A Hora do Vampiro (Salem's Lot)
'A Hora do Vampiro': se o crucifixo brilhar, corra porque tem vampiro por perto. Foto: © Max |
A nova adaptação do romance clássico de Stephen King é dirigida por Gary Dauberman e traz uma abordagem nostálgica ao cinema de vampiros. A história acompanha um escritor que retorna à sua cidade natal e descobre que o local está sendo atormentado por vampiros. Apesar de o roteiro ser um tanto atropelado, com muitos personagens do livro subaproveitados, o filme surpreende pelo charme old school que permeia até seus momentos mais cafonas. A segunda metade é repleta de confrontos tensos e memoráveis, oferecendo uma experiência envolvente. Em tempos em que críticas sociais forçadas costumam tirar o espectador da imersão, A Hora do Vampiro se destaca por evitar essas armadilhas, entregando um terror clássico tão simples que acaba se tornando irresistível.
5 - A Primeira Profecia (The First Omen)
Nell Tiger Free como Margaret no filme 'A Primeira Profecia'. Foto: © 20th Century Studios. |
Como prequela do clássico A Profecia (1976), A Primeira Profecia tinha tudo para ser apenas mais um derivado esquecível. Mas o filme surpreende com uma narrativa intensa e visualmente impactante. A trama segue Margaret, uma jovem americana enviada a Roma para trabalhar para a Igreja, que se depara com uma conspiração que visa o nascimento do mal encarnado. Com mistérios, choques visuais e performances de destaque — especialmente de Nell Tiger Free como a protagonista — o longa cria uma mitologia própria e intrigante, que abre caminho para novos filmes no universo de A Profecia, sem depender diretamente dos eventos do original. A diretora e co-roteirista Arkasha Stevenson é um nome para ficar de olho no futuro do terror.
PUBLICIDADE
4 - A Substância (The Substance)
Sue (Margaret Qualley) está pronta para agitar no filme 'A Substância'. Foto: MUBI. |
Em A Substância, a cineasta francesa Coralie Fargeat nos apresenta um pesadelo que mistura terror corporal, ficção científica e humor negro. O filme acompanha Elisabeth Sparkle, uma atriz de 50 anos que experimenta uma droga clandestina prometendo uma versão "melhorada" de si mesma. Quando as regras são quebradas, o experimento foge ao controle, resultando em cenas tanto repulsivas quanto fascinantes. Demi Moore brilha como a atriz em crise. Margaret Qualley não fica atrás como a replicante à prova de rugas Sue. A direção de Fargeat é ousada e criativa, explorando o grotesco com elegância enquanto faz uma crítica ácida ao culto à juventude e aos padrões de beleza. A Substância é uma experiência única, um prato cheio para os fãs de terror e ficção científica.
3 - Desconhecidos (Strange Darling)
Kyle Gallner como "O Demônio" no filme 'Desconhecidos', de JT Mollner. Foto: © MIRAMAX. |
Dirigido e roteirizado por JT Mollner, Desconhecidos é um thriller centrado em uma onda de assassinatos cometidos por um serial killer. Isso é tudo que você precisa saber, pois revelar mais seria estragar as surpreendentes reviravoltas que permeiam o filme, estruturado em capítulos fora da ordem linear. O longa pode parecer confuso no início, mas à medida que as peças do quebra-cabeça se encaixam, fica claro que estamos diante de uma das surpresas mais criativas e divertidas do ano. Destaque para a ótima atuação de Willa Fitzgerald, que entrega uma personagem complexa e interessante, e para Kyle Gallner no papel de seu perseguidor implacável.
2 - Pisque Duas Vezes (Blink Twice)
Frida (Naomi Ackie) e Sarah (Adria Arjona) curtem a ilha tropical onde a festa nunca acaba no filme 'Pisque Duas Vezes'. Foto: © MGM. |
Em Pisque Duas Vezes, acompanhamos Frida, uma jovem garçonete que tem sua "noite de Cinderela" ao ser convidada para passar uma temporada na ilha particular do bilionário da tecnologia Slater King. Nesse paraíso tropical, a festa nunca acaba, mas alguns eventos estranhos que se acumulam durante o passeio levantam a suspeita de que há algo muito errado por lá. O filme dirigido por Zoë Kravitz é fascinante, divertido e surpreendente. Na metade final, torna-se meio perturbador, até explodir em um final frenético e sangrento. Naomi Ackie entrega uma performance carismática como a protagonista atrapalhada, enquanto Channing Tatum encarna o enigmático Slater King com perfeição. Adria Arjona também se destaca como uma diva de reality show fictício, que se une a Frida para desvendar os segredos sombrios da ilha. Um filme absolutamente memorável.
PUBLICIDADE
1 - Imaculada (Immaculate)
Sydney Sweeney como Irmã Cecilia no filme 'Imaculada', de Michael Mohan |
O novo filme do diretor Michael Mohan apresenta a diva Sydney Sweeney no papel de Cecilia, uma jovem freira americana que engravida em um convento numa zona rural da Itália. Enquanto nossa heroína virginal tenta entender que está acontecendo, suas irmãs de fé acreditam que a gravidez é um milagre e chegam a compará-la à Virgem Maria. Mas algumas revelações apontam que pode haver algo muito sombrio nessa história. Imaculada resgata elementos do nunsploitation, um subgênero meio esquecido que teve seu auge na Europa na década de 1970. O filme aborda temas sérios, mas sem nunca parecer sisudo. Pelo contrário, tanto o mistério quanto sua resolução são insanamente divertidos, com um equilíbrio perfeito de suspense, tensão e choques visuais memoráveis. Sweeney arrasa no papel principal, principalmente no último ato sangrento. Falando no último ato, a cena final também é chocante e certamente vai gerar discussões acaloradas. Tudo isso faz de Imaculada o melhor filme de terror lançado em 2024.
_____
Concorda com nossa lista? Discorda? Tiraria algum filme? Qual você colocaria? Deixe seu comentário.