Willa Fitzgerald e Kyle Gallner brilham neste thriller deliciosamente distorcido que envolve dois estranhos e um serial killer; dirigido por JT Mollner, o filme é um dos melhores lançamentos de 2024.
A atriz Willa Fitzgerald no filme 'Desconhecidos', de JT Mollner. Foto: © Miramax. |
Desconhecidos, o impressionante thriller com estética retrô do diretor e roteirista JT Mollner, começa com um close-up em preto e branco no rosto de um homem misterioso. Uma voz feminina pergunta se ele é um serial killer. Não há resposta, mas a breve sequência apresentada a seguir é suficiente para que o espectador tire suas próprias conclusões.
O filme corta para uma jovem ensanguentada correndo pela floresta em câmera lenta. Sua roupa vermelha contrasta com a imensidão verde, enquanto um cover de "Love Hurts" intensifica a dramaticidade da cena. Tudo isso acontece antes mesmo dos créditos iniciais, e não ouso revelar mais nada sobre a história, pois este é um dos filmes mais surpreendentes do ano, e quanto menos você souber, melhor será sua experiência.
PUBLICIDADE
Desconhecidos é estruturado em seis capítulos fora de ordem cronológica. Já no início, somos jogados no capítulo 3, antes de avançar e retroceder no tempo. No começo, essa escolha narrativa pode desorientar. Porém, à medida que as peças do quebra-cabeça se encaixam, fica impossível não se impressionar com a habilidade de Mollner em subverter expectativas e renovar a trama mesmo quando parece que todas as cartas já foram colocadas à mesa.
Kyle Gallner no filme 'Desconhecidos', de JT Mollner. Foto: © Miramax. |
Não se trata daquela subversão "elevada" (leia-se sonolenta) que vimos em Longlegs - Vínculo Mortal, onde o diretor parecia envergonhado de abraçar os elementos típicos do gênero em que seu filme se enquadra. Pelo contrário, Mollner sabe exatamente o que o público espera, e não vende gato por lebre. Desconhecidos é tenso, brutal e ocasionalmente sangrento, mas construído de uma maneira tão inesperada que se torna especial.
Visualmente, Desconhecidos é deslumbrante. Filmado em 35mm, apresenta um leve granulado que evoca os cinemas grindhouse dos anos 1970. O ator e diretor de fotografia Giovanni Ribisi demonstra talento impressionante ao criar enquadramentos que extraem beleza até das situações mais horríveis. O design de som também mergulha o espectador nesse universo distorcido, que se torna cada vez mais caótico.
PUBLICIDADE
Nos papéis principais, Willa Fitzgerald (A Queda da Casa de Usher) e Kyle Gallner (Pânico) entregam performances notáveis. Ed Begley Jr. (A Marca da Pantera) e Barbara Hershey (O Enigma do Mal) fazem participações especiais como dois hippies das montanhas, enquanto Steven Michael Quezada (Colisão Mortal) interpreta um policial veterano de língua afiada que investiga um caso de... bem, não posso dizer mais, pois seria spoiler.
Willa Fitzgerald no filme 'Desconhecidos', de JT Mollner. Foto: © Miramax. |
O importante é saber que nenhum personagem está no filme por acaso. Mesmo as aparições aparentemente aleatórias contribuem para a trama — e, às vezes, geram um efeito borboleta que altera radicalmente o rumo da história. Em 2024, fomos presenteados com filmes ousados e divertidos, como A Substância, Pisque Duas Vezes e Imaculada. Com sua habilidade de surpreender o espectador sem soar pretensioso, Desconhecidos merece seu lugar nessa lista.
Nota: 8.2/10
Título Original: Strange Darling.
Gênero: Suspense, terror.
Produção: 2023.
Lançamento: 2024.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 37 min.
Roteiro: JT Mollner.
Direção: JT Mollner.
Elenco: Willa Fitzgerald, Kyle Gallner, Madisen Beaty, Bianca A. Santos, Steven Michael Quezada, Ed Begley Jr., Barbara Hershey, Denise Grayson, Eugenia Kuzmina, Duke Mollner, Sheri Foster, Andrew Segal, Jason Patric, Giovanni Ribisi, Robert Craighead.