Maika Monroe interpreta uma agente do FBI designada para investigar um assassino em série neste thriller monótono dirigido por Osgood Perkins.
A agente Lee Harker (Maika Monroe) tenta prever os próximos passos do assassino no filme 'Longlegs - Vínculo Mortal'. Foto: © Neon. |
Longlegs - Vínculo Mortal é um thriller de investigação com nuances de terror sobre uma agente do FBI mergulhada em um caso envolvendo assassinatos brutais. É o novo trabalho do diretor Osgood Perkins, mesmo realizador de A Enviada do Mal e Maria e João - O Conto das Bruxas. O longa é liderado pela talentosa Maika Monroe, estrela de Corrente do Mal, Uma Obsessão Desconhecida e A Bala de Deus. Infelizmente, este é o filme mais fraco da carreira da atriz, e uma das grandes decepções de 2024.
Conhecemos a agente Lee Harker (Monroe) durante um trabalho na rua, onde ela praticamente adivinha o endereço de um suspeito. Esse seu dom quase psíquico faz com que seja designada para um caso envolvendo um assassino em série impiedoso conhecido como Longlegs. Conforme desvenda pistas, ela se vê confrontada com uma conexão pessoal inesperada com o assassino. Enquanto isso, o público se vê confrontado com os horríveis clichês do "pós-terror" — entre eles, o tradicional ritmo enfadonho e a total falta de compromisso em criar tensão e suspense, mesmo nas cenas que mais demandam esses elementos.
PUBLICIDADE
A primeira morte no filme chega a causar impacto, devido à sua execução repentina. As subsequentes seguem o mesmo padrão, mas, apesar de serem filmadas com ângulos criativos, carecem de construção adequada. É quase como se Perkins se sentisse envergonhado em explorar os recursos tradicionais dos gêneros que seu filme tenta abraçar. Pode-se argumentar que sua abordagem visa ser "refinada" ou subverter expectativas. Mas refinamento não é sinônimo de qualidade, e subversão só é eficaz quando o resultado supera o convencional — o que definitivamente não acontece aqui.
Nicolas Cage interpreta o vilão no filme 'Longlegs - Vínculo Mortal'. Foto: © Neon. |
Longlegs - Vínculo Mortal ainda sofre com um roteiro (também escrito por Perkins) que subestima a inteligência de seu público. Sem entrar no terreno dos spoilers, direi apenas que bastarão poucos minutos para que espectadores mais atentos desvendem o passado da agente Lee Harker. Alguns minutos depois, muitos provavelmente já estarão antecipando a grande reviravolta do último ato — um reflexo de Seven - Os Sete Crimes Capitais, só que nada surpreendente ou impactante.
O diretor tenta manter o interesse ao explorar o mistério em torno do modus operandi do vilão Longlegs, e aqui ele faz um trabalho razoável. O mistério é intrigante, ainda que as explicações oferecidas não façam muito sentido. Curiosamente, o problema não está na introdução de elementos como magia satânica ou bonecos sobrenaturais, que destoam do tom realista inicial, mas justamente na insistência do diretor em continuar tratando esses elementos de forma morna, em vez de abraçar o caos que a mudança de tom exigiria.
PUBLICIDADE
Visualmente, Longlegs - Vínculo Mortal é bem cuidado, com uma atmosfera sombria que remete a thrillers das décadas de 1970 e 1990. Maika Monroe entrega uma performance sólida como a agente antissocial, mas sua personagem é tão contida que é difícil se importar. Blair Underwood (Bad Hair), no papel do agente Carter, também entrega um desempenho competente, mas seu personagem sofre uma desvalorização no terceiro ato, tornando-se genérico. Já Nicolas Cage entrega o personagem bizarro que se espera dele, mas nada tão marcante quanto seu trabalho em filmes como Mãe e Pai e Renfield - Dando o Sangue Pelo Chefe.
A agente Lee Harker (Maika Monroe) encontra uma nova pista no filme 'Longlegs - Vínculo Mortal'. Foto: © Neon. |
Longlegs - Vínculo Mortal não é o filme mais monótono de 2024 — os insossos Diabólica e Eu Vi o Brilho da TV ainda lideram nesse quesito. Contudo, está longe de ser o "o filme de terror mais assustador dos últimos anos", como a campanha publicitária e parte da mídia mainstream alardearam. Na verdade, sequer é um bom filme, e acredito que se Perkins tivesse deixado de lado a pretensão "elevada", o resultado poderia ter sido bem mais satisfatório.
Nota: 3/10
Título Original: Longlegs.
Gênero: Crime, suspense, terror.
Produção: 2024.
Lançamento: 2024.
País: Canadá, Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 41 min.
Roteiro: Osgood Perkins.
Direção: Osgood Perkins.
Elenco: Maika Monroe, Nicolas Cage, Blair Underwood, Alicia Witt, Michelle Choi-Lee, Dakota Daulby, Lauren Acala, Kiernan Shipka, Maila Hosie, Jason William Day, Lisa Chandler, Ava Kelders, Rryla McIntosh, Carmel Amit, Shafin Karim, Trey Helten, Daniel Bacon, Vanessa Walsh.
Realmente a atmosfera sombia do filme até que é envolvente, porém a meu ver o que era uma grande expectativa se revelou uma grande decepção.
ResponderExcluir