Assassino mascarado aterroriza jovens em acampamento de terapia de conversão no slasher 'They/Them - O Acampamento', do diretor e roteirista John Logan
Imagem do filme 'They/Them - O Acampamento', de John Logan | Foto: Josh Stringer/Blumhouse |
Kevin Bacon iniciou sua carreira de ator como Jack, um conselheiro do Acampamento Crystal Lake que precisa lidar com um certo membro enlouquecido da família Voorhees. Quatro décadas após Sexta-Feira 13, ele retorna ao mundo maravilhoso do camp slasher em They/Them, não como um conselheiro, mas como o diretor de um acampamento de terapia de conversão chamado Whistler Camp, que tenta "transformar" adolescentes LGBTQIA+ em heterossexuais.
Lançado no Brasil com o subtítulo O Acampamento, They/Them (pronuncia-se "They Slash Them") é um original do serviço de streaming Peacock. É produzido pela Blumhouse, companhia responsável por bons filmes como Corra!, O Mistério da Ilha e O Telefone Preto, e outros nem tanto como Chamas da Vingança, Unhuman e Dashcam. O longa-metragem marca a estreia na direção de John Logan, criador da maravilhosa série de terror Penny Dreadful, e indicado ao Oscar pelo roteiro de Gladiador.
PUBLICIDADE
O nome do personagem de Bacon é Owen Whistler, e ele dirige o Whistler Camp na companhia da esposa, a terapeuta de sorriso assustador Cora, interpretada pela veterana Carrie Preston (O Casamento do Meu Melhor Amigo). A equipe do acampamento de conversão ainda conta com a enfermeira Molly (Anna Chlumsky, da série Hannibal), o campista que virou conselheiro Zane (Boone Platt, de Agente Oculto) e sua namorada Sarah (Hayley Griffith, de Delivery Macabro), que faz tortas deliciosas, mas tem o péssimo hábito de assustar quem as experimenta.
Imagem do filme 'They/Them - O Acampamento', de John Logan | Foto: Josh Stringer/Blumhouse |
Conhecemos Owen enquanto faz o discurso de boas-vindas para o grupo de adolescentes e jovens adultos que passarão os próximos dias no acampamento, alguns porque querem, outros porque foram enviados para lá pelos pais. Entre eles estão a carismática Kim (Anna Lore, de Artista Obscura), a asiática-americana Veronica (Monique Kim, de Lindo de Morrer) e, é claro, Jordan (O Verão de Adam), uma pessoa não-binária que acaba assumindo a liderança dos jovens.
PUBLICIDADE
Na teoria, a programação do Whistler Camp visa ajudar os jovens a encontrar "uma nova sensação de liberdade". Na prática, as coisas são um pouco mais assustadoras. A situação piora quando pessoas começam a morrer, vítimas de um assassino mascarado que parece saber o que elas fizeram no verão passado. Tirando o assassino mascarado, aparentemente a inspiração para o filme é Pray Away, um documentário da Netflix onde ex-líderes e sobreviventes da chamada "terapia de conversão" falam sobre os danos do movimento à comunidade LGBTQIA+, e suas consequências devastadoras.
They/Them apresenta muitos diálogos, drama e até arcos românticos. E, é claro, não podemos esquecer daquela cena gloriosamente brega, que eu particularmente amei, onde a galera se reúne para fazer cover da Pink. O foco nos personagens diverte por algum tempo, mas logo fica evidente que o diretor não entendeu a mensagem transmitida discretamente por Lorraine, personagem de Jenna Ortega no maravilhoso X: A Marca da Morte: um pouco de drama é legal, mas deixa de ser quando começa a atrapalhar a matança que os fãs esperam de qualquer filme anunciado como slasher.
Imagem do filme 'They/Them - O Acampamento', de John Logan | Foto: Josh Stringer/Blumhouse |
Lá pala marca dos 40 minutos, They/Them já se tornou um filme dolorosamente chato. O fato dos diálogos e situações — mesmo as mais desconfortáveis envolvendo os métodos assustadores de conversão — não trazerem impacto algum para os personagens, não ajuda a reverter a situação. O fato do assassino mascarado ser seletivo, também não. Na verdade, esse detalhe praticamente destrói o potencial de suspense da maioria das cenas. Para piorar, talvez por medo de ofender alguém, Logan decide que mortes sangrentas não são bem-vindas em seu filme.
PUBLICIDADE
Como vou torcer para que seus personagens sobrevivam no final, Logan, se você não os coloca em perigo? E como vou temer seu vilão, se você corta a cena ou desvia a câmera antes que ele tenha a chance de mostrar o que consegue fazer? Acampamento Sinistro, cult clássico de 1983 que abordava temas semelhantes e que aparentemente influenciou o roteiro e o estilo adotado aqui, também evitava mortes explícitas, mas o diretor Robert Hiltzik não tinha medo de mostrar as horríveis consequências dos ataques de seu assassino. Em They/Them, não temos nem isso.
Pensando melhor, tanto faz, porque depois da cena de abertura, atmosférica e bem filmada, o assassino simplesmente toma chá de sumiço e só reaparece após uma hora de filme. Ajudaria se They/Them pegasse embalo após o retorno do vilão. Ao invés disso, o filme se arrasta até um último ato morno, como quase tudo que aconteceu antes. Há uma cena onde a personagem Kim brinca que gostaria de ver Jason saindo da floresta. Tive que concordar com ela.
Nota: 2.5/10
Título Original: They/Them.
Gênero: Drama, terror.
Produção: 2022.
Lançamento: 2022.
País: Estados Unidos da América.
Duração: 1 h 44 min.
Roteiro: John Logan.
Direção: John Logan.
Elenco: Kevin Bacon, Theo Germaine, Anna Chlumsky, Carrie Preston, Quei Tann, Austin Crute, Anna Lore, Monique Kim, Cooper Koch, Darwin del Fabro, Hayley Griffith, Boone Platt, Mark Ashworth, Brooke Jaye Taylor, Steven Anthony Washington, Sofia Palmero, Destiny Danielle Freeman, Noelle Cameron, Sofia Riba, Heaven Lupita Stamps, Jack Caron, Juan De Jesus, Scott Andersen, Bailey MB.