Retrospectiva do Medo | Os 10 melhores filmes de terror lançados em 2022

Arte de "Os 10 melhores filmes de terror de 2022"

Como acontece todo final de ano, a Sangue Tipo B preparou uma lista com os melhores lançamentos do gênero terror. Ou, pelo menos, os melhores que assistimos. Lembramos que alguns filmes de nossa lista foram produzidos e apresentados em festivais de cinema em 2021, mas só tiveram seu lançamento oficial em 2022. Também lembramos que esta não foi uma lista fácil, pois boa parte dos lançamentos se encaixaram no pós-terror ou no terror social, "subgêneros" chatos compostos por filmes que tentam ser relevantes e se esquecem de divertir. Felizmente, conseguimos garimpar coisa boa. Sendo assim, pegue a pipoca e confira os 10 melhores filmes de terror do ano.

10 - O Predador: A Caçada

Amber Midthunder e Dane DiLiegro como Naru e Predador no filme 'O Predador: A Caçada', de Dan Trachtenberg | Foto: David Bukach/ HULU - © 2022 20th Century Studios
Imagem do filme 'O Predador: A Caçada'. Foto: HULU - © 2022 20th Century Studios

Séculos antes de aterrorizar Schwarzenegger na selva sul-americana, o caçador alienígena mais famoso do cinema fez sua primeira visita à Terra e aproveitou para aterrorizar uma aldeia comanche. O que ele não contava é que encontraria uma jovem comanche teimosa chamada Naru, que pode transformar o caçador em caça. O Predador: A Caçada entrega ação, suspense e terror. A decisão do roteirista de enfiar comentários contemporâneos em um cenário do século XVIII deixa algumas cenas e diálogos meio forçados. Felizmente, as perseguições e os confrontos são tão divertidos que o saldo é para lá de positivo.

PUBLICIDADE

9 - Pânico

Ghostface em imagem do filme 'Pânico 5', de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett | CREDIT: COURTESIA DA PARAMOUNT PICTURES E SPYGLASS MEDIA GROUP
Imagem do filme 'Pânico'. Foto: PARAMOUNT PICTURES E SPYGLASS MEDIA GROUP

O quinto capítulo da franquia clássica de terror iniciada nos anos 90 por Wes Craven nos leva para um novo passeio pela pacata cidade de Woodsboro. Ok, não tão pacata assim, pois um novo assassino vestiu a máscara de Ghostface e está aterrorizando um grupo de adolescentes. Para botar ordem na casa, entra em cena a final girl Sidney e seus amigos Gale e Dewey. Os diretores Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett (Casamento Sangrento) aproveitam essa estrutura conhecida para brincar com tendências do cinema de terror contemporâneo, entregam muito humor-negro e uma dose surpreendente de mortes sangrentas. De quebra, a dupla choca os fãs ao eliminar um dos personagens mais queridos da franquia. O novo Pânico não supera o original, mas está entre suas melhores sequências.



8 - A Queda

Grace Caroline Currey e Virginia Gardner como Becky e Hunter no filme 'A Queda', de Scott Mann. Foto: ©Lionsgate
Imagem do filme 'A Queda'. Foto: ©Lionsgate

Um dos filmes mais tensos do ano, A Queda começa com um acidente que destrói a vida de uma jovem entusiasta de escaladas, Becky. Um ano depois, à beira da depressão, ela aceita o convite de sua melhor amiga, Hunter, para escalar a B67, torre de TV de 600 metros abandonada na paisagem desolada do deserto de Mojave. O que deveria ser uma espécie de terapia toma um rumo assustador quando as duas ficam presas no topo da torre. A partir daí, A Queda se torna um pesadelo indutor de vertigem, que vai mexer com os nervos do espectador (principalmente de quem tem medo de altura) de uma maneira que poucos filmes conseguem.



7 - The Cursed

Imagem do filme 'The Cursed', de Sean Ellis | ©LD Entertainment
Imagem do filme 'The Cursed'. Foto: ©LD Entertainment

Primo muito próximo de O Pacto dos Lobos, este híbrido de drama histórico e filme de terror tem como base a assustadora história real da besta de Gévaudan, um animal misterioso que aterrorizou uma região rural no centro-sul do Reino da França nos anos 1760. The Cursed não é exatamente um filme de lobisomem, mas aproveita muito da mitologia dessas criaturas. Faz isso do jeito certo, enquanto nos presenteia com bons momentos de drama, suspense e terror. Na trama, um patologista investiga uma série de ataques sangrentos de um animal misterioso em uma propriedade francesa. Nem é preciso dizer que o responsável pelas mortes não é um animal.



6 - Hellraiser

Imagem do filme 'Hellraiser'. Foto: ©Hulu
Imagem do filme 'Hellraiser'. Foto: ©Hulu

David Bruckner, o realizador do arrepiante O Ritual, voltou ao cinema de gênero com a árdua tarefa de apresentar para a nova geração o universo sombrio dos exploradores dimensionais sadomasoquistas conhecidos como Cenobitas. E ele faz isso muito bem, expandindo a mitologia criada por Clive Barker, ao mesmo tempo em que entrega uma história completamente nova. No filme, a jovem problemática Riley encontra um cubo misterioso, sem saber que o objeto é a chave para abrir portas para dimensões onde dor e prazer caminham de mãos dadas. Não demora para que correntes comecem a rasgar carne humana, cortesia do assustador Pinhead, agora interpretado por Jamie Clayton.

PUBLICIDADE

5 - Uma Obsessão Desconhecida

Imagem do filme 'Uma Obsessão Desconhecida'. Foto: ©Paramount+
Imagem do filme 'Uma Obsessão Desconhecida'. Foto: ©Paramount+

Novo filme dos realizadores do surpreendente O Corpo, Dan Berk e Robert Olsen, Uma Obsessão Desconhecida segue um casal que presencia eventos sinistros durante uma caminhada em uma floresta remota. Não posso dar detalhes sobre esses eventos sinistros, pois seria spoiler. Mas posso dizer que este é um dos filmes mais surpreendentes do ano. Uma Obsessão Desconhecida segue a linha do delicioso Maligno e de seu primo distante, Noites Brutais, filmes B que se apresentam envoltos em um manto de seriedade do qual vão se despindo lentamente. Demora um pouco para chegar onde precisa, mas quando chega, a diversão é garantida.


4 - Terrifier 2

Imagem do filme 'Terrifier 2', de Damien Leone
Imagem do filme 'Terrifier 2', de Damien Leone

Um ano após o massacre no Condado de Miles, o palhaço assassino Art retorna para espalhar mais corpos pelo chão. Seu alvo agora são a universitária Sienna Shaw e seu irmão adolescente Jonathan, mas qualquer um que cruze seu caminho corre o risco de morrer de maneira horrível. Terrifier 2 consegue ser ainda mais violento que o filme original, e dizem por aí que fez gente desmaiar nos cinemas. Se isso é verdade, eu não sei. O que sei é que o diretor Damien Leone conseguiu transformar o palhaço Art em um novo ícone do cinema de terror — um feito admirável para um slasher produzido com a modesta quantia de US$ 250 mil, arrecadados por uma campanha de financiamento coletivo.



3 - The Seed

Imagem do filme 'The Seed', de Sam Walker
Imagem do filme 'The Seed', de Sam Walker

Quando as amigas Deidre, Heather e Charlotte viajaram para uma casa modernosa no deserto para ter uma visão privilegiada de uma chuva de meteoros, a última coisa que esperavam é que algo assustador fosse cair do céu, direto em sua piscina. Mas como estamos falando de um filme de terror, é exatamente isso que acontece. The Seed começa em tom de comédia politicamente incorreta. Na metade final, vira um filme surpreendentemente sombrio, que passeia entre o horror cósmico de Lovecraft e o body horror de Cronenberg. Destaque para os efeitos práticos adequadamente gosmentos. E para Deidre, a influencer vaidosa e deliciosamente superficial interpretada por Lucy Martin.

PUBLICIDADE

2 - Não! Não Olhe!

Imagem do filme 'Não! Não Olhe!'. Foto: ©Universal Pictures
Imagem do filme 'Não! Não Olhe!'. Foto: ©Universal Pictures

Jordan Peele, o homem por trás de Nós e Corra!, retornou ao cinema de gênero com a assustadora história de dois irmãos que desconfiam haver um objeto voador não identificado escondido nas nuvens acima de seu rancho. Ao tentar registrar o fenômeno em vídeo, eles descobrem que suas suspeitas estavam certas. Mas também descobrem que estão lidando com algo muito além da compreensão humana. Não! Não Olhe! mistura gêneros como aventura, western e ficção científica. E, é claro, também tem uma boa dose de terror, especialmente na metade final, que abraça Lovecraft com gosto. Mergulhe nas camadas do filme e você encontrará muito material para discussão. Mas também há diversão de sobra para aqueles que preferirem se manter na superfície.



1 - X - A Marca da Morte

Imagem do filme 'X: A Marca da Morte'. Foto: ©A24
Imagem do filme 'X: A Marca da Morte'. Foto: ©A24

O que pode dar errado quando uma equipe viaja para o interior do Texas para rodar um filme adulto? Muita coisa, principalmente porque este é um slasher ambientado no final dos anos 70. O longa-metragem dirigido por Ti West apresenta maravilhosamente seus personagens carismáticos, brinca respeitosamente com regras estabelecidas do subgênero, e desencadeia uma batalha silenciosa entre o terror tradicional e o pós-terror. Na metade final, West deixa a sutileza de lado e entrega o que os fãs querem ver em um slasher. Ou seja, um banho de sangue. De quebra, o filme ainda apresenta uma das vilãs mais marcantes do ano, e uma final girl igualmente memorável. Tudo isso faz de X- A Marca da Morte o melhor filme de terror lançado em 2022.


Concorda com nossa lista? Discorda? Na sua opinião, quais foram os melhores filmes de terror do ano? Deixe seu comentário, e Feliz Ano Novo para todos.

Ed Walter

Criador da 'Sangue Tipo B' e escritor na comunidade de filmes de terror desde 2017. Apaixonado por filmes de terror dos anos 70 e 80. Joga 'Skyrim' até hoje.

Postar um comentário

Antes de serem publicados, os comentários serão revisados.

Postagem Anterior Próxima Postagem